Francesinha à Moda do Porto

onda-culinaria.blogspot.com

Consta que a Francesinha teve origem no Porto nos anos cinquenta ou sessenta, criada por um emigrante de França que se inspirou no “croque monsieur” e no "croque madame". Eu diria mesmo que foi apenas e só uma inspiração já que são completamente distintos. No Porto encontramos Francesinhas em qualquer café, cervejaria ou restaurante. Cada um tem a sua receita muito específica para o molho que tem muitas variantes: mais ou menos tomate; mais ou menos cerveja; mais ou menos picante; mais ou menos grosso, etc. Se o molho é importante, o tipo de pão e as carnes utilizadas também são. Todo o conjunto vai influenciar o resultado final. Aqui deixo a minha receita de Francesinha à moda do Porto que tenho a certeza vão adorar!

Molho:
2 dentes de alho                            
250gr de cebola                              
50gr de azeite                            
2 colheres de sopa de salsa picada                                            
1 folha de louro                               
¼ colher de chá de piripiri
1 cubo de caldo de galinha                
250gr de polpa de tomate                        
1 colher de sopa de concentrado de tomate
1 colher de sopa de molho inglês
33cl de cerveja (uma garrafa)
150gr de vinho branco
50gr de whisky
30gr de maisena
100gr de água

Francesinha:
Aqui não menciono as quantidades já que variam em função do tamanho da sandes. Deixo ao vosso critério o tamanho das porções e a quantidade que pretendem colocar em cada Francesinha. Irão precisar de:

pão de forma 
bife
salsicha fresca
linguiça
fiambre
mortadela
queijo laminado 
ovos
sal e pimenta q.b.

Preparação do molho:
Colocar no copo, a cebola, o alho e o azeite e picar 6seg./Vel.4. Refogar 7min./100º/Vel.1. Adicionar todos os outros ingredientes, à excepção da maisena e da água, e programar 20min/100º/Vel.1. Quando terminar, juntar a maisena dissolvida na água e programar 5min/100º/Vel.1. Retirar a folha de louro e triturar 1min/Vel.5-7-9. Reservar.

Os bifes devem ser cortados do mesmo tamanho das fatias de pão. Cortar as salsichas e as linguiças ao meio no sentido longitudinal.
Temperar os bifes com sal e pimenta e grelhar. Grelhar as salsichas frescas. Aparar as salsichas e a linguiça no comprimento de modo a terem o mesmo tamanho das fatias de pão. Aquecer o pão ligeiramente na chapa onde grelharam os bifes.

Montagem da Francesinha:
Idealmente a francesinha vai ao forno no mesmo prato em que é servido, portanto em pratos individuais que suportam o calor do forno. Em alternativa forra-se um tabuleiro com papel vegetal e montam-se as francesinhas no tabuleiro. Eu gosto de colocar os ingredientes por esta ordem:

1º uma fatia de pão
2º uma fatia de fiambre
3º salsicha (3 ou 4 bocados dependendo do tamanho do pão)
4º uma fatia de queijo
5º bife
6º linguiça (3 ou 4 bocados dependendo do tamanho do pão)
7º uma fatia de mortadela
8º outra fatia de pão por cima
9º cobrir com queijo por todos os lados
10º ovo estrelado no topo (colocar apenas quando sair do forno)

onda-culinaria.blogspot.com

Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC para gratinar cerca de 5 a 10 minutos. Enquanto estão no forno, estrelam-se os ovos. Retiram-se as francesinhas do forno e colocam-se em pratos individuais, se for o caso. O ovo é colocado no topo da francesinha e toda ela regada com molho. Acompanha com batatas em palito fritas e uma ou duas(!) cervejas bem geladas! Bom apetite!

onda-culinaria.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário