Dicas: Eu faço assim...

Esta página foi criada para partilhar convosco algumas dicas. São pequenos gestos, pequenos detalhes que por vezes fazem a diferença quando estamos a preparar uma receita. Sempre que me lembrar de alguma informação que possa ser útil vou acrescentando, pelo que estará em constante construção.


Os pedaços pequenos de queijo que sobram vão diretos para o congelador. Quando preciso de queijo ralado vou buscar um pedaço e ralo.  O queijo congelado rala-se mais facilmente e não há desperdício.



Quando vou fazer um bolo utilizo sempre ovos à temperatura ambiente.



Quando preciso de barrar um bolo improviso uma placa giratória utilizando a base giratória do micro-ondas.



Quando preciso de cortar um bolo ao meio para rechear, marco primeiro com palitos para servirem de guia para o corte.




Quando preciso de picar cebola, corto a cebola ao meio e puxo a casca para trás sem a separar da cebola. Assim tenho um bom apoio quando pico a parte final da cebola.



Quando bato claras utilizo sempre recipientes de vidro. O plástico, por mais limpo que esteja, retém sempre resíduos de gordura que podem comprometer o resultado final. Quando separo as gemas das claras tomo cuidado para não ir qualquer bocadinho de gema para a clara – é o suficiente para as claras não subirem adequadamente.



Sempre que experimento uma receita nova sigo-a à risca e depois tomo nota das alterações (ou não) que pretendo fazer. Continuo com este processo até conseguir a receita ao meu gosto.     











Quando derreto chocolate em banho-maria, certifico-me de que o recipiente de cima não toca na água do recipiente de baixo. O chocolate vai derreter apenas com o calor do vapor.






Quando utilizo a panela de pressão certifico-me que a tampa está bem fechada. Quando a válvula começa a deitar vapor com alguma intensidade, significa que a temperatura no interior já chegou ao seu limite e posso diminuir a temperatura do fogão para o mínimo, apenas o suficiente para ver algum vapor a sair.                                                                                                                                               



Quando faço massa quebrada, certifico-me de que a manteiga está bem fria. Tento manusear a massa o mínimo possível. A manteiga vai formar umas minúsculas bolsas na farinha fazendo com que depois de cozida fique delicada e friável.                            


Quando derreto folhas de gelatina certifico-me de que fica completamente derretida para não encontrar bocadinhos solidificados na sobremesa. Também tenho cuidado para não deixar ferver, senão perde propriedades.                                                                                                                         






Para que as natas subam e engrossem com facilidade, cerca de 30 minutos antes de as bater tiro-as do frigorífico e coloco-as no congelador. No frigorífico coloco o recipiente e as varas que vou utilizar para bater as natas.                                

Sem comentários:

Enviar um comentário