Onda de Suspiro com Chocolate às Camadas

onda-culinaria.blogspot.com

For English version click here: The Onda Chocolate Layered Merengue Cake

Este bolo é feito de camadas de suspiro intercalado com mousse de chocolate.


Começar por fazer os moldes para os discos de suspiro. Em papel vegetal desenhar 3 círculos com 20cm cada e dispor em tabuleiros. 

Ingredientes para o suspiro:
250g de açúcar em pó
200g/1 chávena de açúcar
40g/4 colheres de sopa de cacau em pó
8 claras


Peneirar o açúcar em pó e o cacau para uma tigela. Reservar.
Bater as claras em castelo. Quando começarem a ter bastante espuma, juntar metade do açúcar e continuar a bater. Quando começarem a formar picos moles juntar o restante açúcar e continuar a bater até ficarem firmes. Adicionar a mistura de açúcar em pó com cacau, mexendo apenas o suficiente para envolver tudo.
Aquecer o forno a 120ºC.


Com a ajuda de um saco de pasteleiro, fazer os discos enchendo os círculos com o merengue e colocar os tabuleiros no forno durante 1 hora. Baixar para 100ºC e deixar mais 30 minutos. Desligar o forno, abrir a porta e deixá-los arrefecer dentro do forno cerca de 2 horas.

antes de ir ao forno...
...depois de cozidos
Oops! Desapareceram os suspiros pequenos.... onde estarão? Querem ver que tenho ratos no forno e não sabia?!...


Para a mousse:
450g de chocolate de culinária
400ml natas
80g/1/3 chávena de açúcar
4 claras

Partir o chocolate aos bocadinhos e derreter em banho-maria. Reservar. Bater as natas até ficarem firmes. Juntar o chocolate e a baunilha ao chantilly envolvendo bem e reservar. Bater as claras até começarem a ficar esbranquiçadas. Nessa altura juntar o açúcar aos poucos batendo sempre até ficarem firmes. Colocar 1/3 das claras no chocolate com chantilly e misturar bem. Depois adicionar as restantes claras envolvendo na mistura delicadamente. Levar ao frigorífico cerca de 15 minutos.



Colocar um disco de suspiro no prato onde vai ser servido o bolo. Cobrir com a mousse. Colocar outro disco e cobrir novamente com mousse. Colocar o terceiro disco e para finalizar cobrir com mousse por cima e nos lados. Vai ao frigorífico pelo menos 1 hora antes de servir.

onda-culinaria.blogspot.com

Onda de Suspiro com Chocolate às Camadas

Eu disse para deixar no frigorífico pelo menos uma hora! Ai a pressa!

Sem comentários:

Enviar um comentário