Cheesecake de Banana e Caramelo

Cheesecake de Banana e Caramelo
For English version click here: "Banana and Caramel Cheesecake"

No Canadá e EUA, o "Cheesecake" (bolo de queijo) é por tradição um bolo que vai ao forno e é depois coberto com frutos e/ou geleias. Depois há o cheesecake que não vai ao forno, necessitando apenas de frigorífico, e é esse que mais aprecio. Esta receita em particular, é uma sobremesa que demora pelo tempo que precisa de repousar no frigorífico, mas não desistam já e experimentem, vão ver que vale a pena. Se for muito trabalho para um só dia, ou se o tempo que dispõem for curto, podem sempre dividir a tarefa e fazer a base e o caramelo num dia e o cheesecake no outro.

Base:
180g bolachas digestivas
75g manteiga derretida

Caramelo:
1 lata leite condensado
125g manteiga
125g (3/4 chávena) açúcar louro (amarelo)

Cheesecake:
400g queijo creme
4 bananas (3 esmagadas + 1 às rodelas para decorar)
200ml natas
3 colheres de sopa de açúcar
Sumo de um limão

Preparando a base:
Triturar as bolachas até ficarem com consistência de areia. Para isso utilizam o robot ou colocam as bolachas num saco de plástico e esmagam-nas com o rolo de cozinha. Juntar a manteiga derretida e misturar bem. Barrar uma forma de fundo amovível com manteiga forrando o fundo com papel vegetal. Colocar a mistura na forma calcando bem e refrigerar durante 30 minutos.

Preparando o caramelo:
Derreter a manteiga e juntar o açúcar. Mexer até dissolver o açúcar. Quando começar a espumar juntar o leite condensado. Assim que começar a ferver baixar a temperatura do fogão e deixar mais 5 minutos mexendo sempre até conseguir um caramelo grosso. Retirar do calor e deixar esfriar cerca de 10 minutos (não muito mais senão começa a ficar duro e fica difícil colocá-lo na forma).Verter o caramelo sobre a base de bolacha espalhando bem e refrigerar cerca de 1 ½ hora.

Preparando o cheesecake:
Numa tigela bater o queijo com 1 colher de sopa de sumo de limão até ficar cremoso. Juntar a banana esmagada e mexer novamente até obter uma mistura homogénea.
Numa tigela separada bater as natas com o açúcar até ficarem espessas e juntar à mistura de queijo e banana mexendo bem. Verter sobre o caramelo, espalhar bem e refrigerar por 3 ou 4 horas. Remover o cheesecake da forma e colocar num prato. Fatiar uma banana e passá-la por sumo de limão. Decorar o cheesecake com as fatias de banana.


Delicioso!

Sem comentários:

Enviar um comentário