Panquecas ("Pancakes")


onda-culinaria.blogspot.com
For English version click here: Pancakes

Hoje é dia do Canadá e para celebrar fiz panquecas para comer com "Maple Syrup".


Happy Canada Day! 


1 chávena de farinha
¼ chávena de farelos
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de açúcar
¼ colher de chá de sal
1 chávena de leite
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga

Ingredientes para as panquecas


Misturar todos os ingredientes secos num recipiente. Noutra tigela bater o ovo ligeiramente e adicionar o leite. Numa frigideira antiaderente derreter a manteiga sem a deixar queimar e adicioná-la ao leite. Com uma toalha de papel limpar a manteiga excedente da frigideira. A frigideira ficará assim preparada para receber a massa.


Adicionar a mistura do leite aos ingredientes secos envolvendo bem mas sem mexer muito. Se ficar muito espessa pode-se juntar um pouco mais de leite. A massa está com grumos? Ótimo! Significa que vai ter umas panquecas fofinhas. Aquecer bem a frigideira e com uma concha verter massa suficiente para cobrir o fundo da frigideira.


Quando a superfície da panqueca ficar com bolhinhas está pronta para ser virada. Continuar até acabar a massa.

onda-culinaria.blogspot.com

Servir com maple syrup, açúcar e canela, compota ou simples.

onda-culinaria.blogspot.com


O maple syrup, ou xarope de ácer, é feito da seiva da árvore ácer ou bordo. Estas árvores são encontradas no nordeste dos Estados Unidos e do Canadá. 

A seiva é extraída das árvores na primavera fazendo um furo no tronco para a seiva escorrer. Depois é fervida até atingir a consistência de um xarope. Tem um gosto característico e adocicado, muito agradável para comer com gelados, panquecas e bolos.

4 comentários: