Arroz de Polvo


Arroz de Polvo

2,5kg polvo congelado
½ chávena de vinho tinto
2 cebolas picadas
70 g azeite
2 dentes de alho picados

1 folha de louro
390g/1 lata de tomate aos pedaços incluindo o líquido

½ chávena de vinho branco
400g/1 2/3 chávenas de arroz 

água q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Cominhos q.b.
1 ramo de coentros picados



De um dia para o outro descongelar o polvo. Lavá-lo bem com particular atenção às ventosas dos tentáculos que costumam reter areia.



Colocar a cozer em água suficiente sem que fique totalmente imerso. Juntar o vinho tinto e deixar cozer entre 40 a 60 minutos em lume médio-baixo até estar tenrinho.



Cortar em pedaços e reservar. Reservar também a água onde foi cozido o polvo. Colocar a cebola, alho, louro e azeite numa panela ou tacho suficientemente grande para caber o arroz de polvo. Deixar fritar cerca de 5 minutos e juntar o tomate cortado em pedaços pequenos e o líquido.



Assim que começar a ferver juntar o polvo, vinho branco, pimenta e cominhos. Deixar refogar em lume brando cerca de 20 minutos. Lavar o arroz e juntar ao polvo e mexer com cuidado para não pegar. Adicionar 1,5 litros de caldo onde cozeu o polvo (se não houver caldo suficiente completar com água). Nesta altura deve-se retificar o tempero e colocar sal a gosto. Quando levantar fervura baixar o lume e deixar cozer 14 minutos ou até o arroz estar cozido a gosto. Juntar os coentros e envolver bem no arroz.



Está pronto a servir!

Sem comentários:

Enviar um comentário