Quando passamos alguns dias na quinta rejuvenescemos sempre um pouco. O sol brilha com alguma intensidade mas as folhas das árvores de fruto dão-nos sombra para podermos apreciar o exterior e respirar o ar puro.
Os almoços são invariavelmente peixe grelhado, muita salada e algumas batatas. O responsável pela grelha é o José Luís, limitando-me aos preparativos das restantes iguarias o que me dá tempo para descontrair.
Ele começa por queimar alguma lenha e pinhas fazendo uma fogueira respeitável!
Aproveita-se o momento para assar os pimentos. Parece estranho colocar o pimento diretamente em cima da brasa mas assim ele fica com um gosto fumado delicioso!
Enquanto o pimento assa a lenha fica a queimar até restar apenas uma boa brasa.
Nessa altura ele coloca o peixe a grelhar. Huummm!... Já cheira a peixe grelhado e entretanto há que arranjar os pimentos.
Este é o aspecto dele quando sai da brasa. A pele está completamente queimada e resta apenas o interior bem assado. Quando é retirado da brasa coloco-o dentro de um saco de plástico e deixo-o "suar" um pouco. A pele solta-se e facilmente se limpa. Depois é só temperar com um pouco de azeite e vinagre!
As batatas são bem lavadas e depois cozidas com a pele. Num recipiente que possa ir ao lume coloco bastante azeite e junto as batatas já cozidas e escorridas. Vai ao lume apenas para aquecer o azeite e envolver bem as batatas. Retiro do lume e espalho bastante alho laminado e orégão por cima das batatas. Ficam muito boas para acompanhar a dourada grelhada.
E é assim que se passa um bom bocado com boa comida!
Sem comentários:
Enviar um comentário