Torta de Maracujá


onda-culinaria.blogspot.com




4 ovos
¾ chávena de açúcar
1 colher de chá de baunilha
¾ chávena de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
⅛ colher de chá de sal
¾ chávena de “Curd de Maracujá” (ver no arquivo)
¾ chávena de “Cobertura Branca de Queijo Creme” (ver no arquivo)

 Pré-aquecer o forno a 190º. Untar uma forma retangular com manteiga e forrar com papel vegetal. Untar também o papel vegetal.


Separar as gemas das claras. Bater as gemas com o açúcar e baunilha até obter um creme esbranquiçado. Este processo demora cerca de 10 minutos. 


Peneirar a farinha com o fermento e sal para dentro da tigela com as gemas e misturar bem. 


Bater as claras em castelo. Há quem defenda que para sabermos se as claras estão no ponto vira-se a tigela ao contrário e elas não devem cair. Se caírem... bem, se caírem há que limpar e começar de novo! Incorporar gentilmente as claras na massa. Retirar para a forma e espalhar bem a massa. 


Vai ao forno 8 minutos ou até estar dourado e o palito sair seco. Entretanto preparar um pano limpo para receber o bolo polvilhando-o com açúcar em pó. 


Assim que o bolo estiver cozido, desenformar imediatamente para cima do pano, retirar o papel vegetal e enrolar o bolo com a ajuda do pano. 


Deixar arrefecer cerca de 20 minutos e desenrolar. Barrar com o curd de maracujá e voltar a enrolar. 


Cortar as pontas e barrar com o queijo creme. Espalhar umas colheres de curd de maracujá por cima e com o cabo de uma colher fazer espirais mesclando os dois cremes. Guardar no frigorífico até à hora de servir.

onda-culinaria.blogspot.com


Sem comentários:

Enviar um comentário