Coelho no Forno


onda-culinaria.blogspot.com


O tempo que o coelho passa no forno aliado ao tempo da marinada, são a chave para um coelho gostoso e tenro. As batatas são assadas com o coelho usufruindo assim de todo o sabor da marinada. Gosto de acompanhar ainda com umas ervilhas estufadas bem tenrinhas e arroz feito com os miúdos do coelho. 

1 coelho cortado em pedaços
2 colheres de chá de banha
1 cebola cortada às rodelas
Batatas pequenas para assar q.b. descascadas

Para a marinada:
1 colher de sopa de alho esmagado (cerca de 4 dentes de alho)
1 colher de sopa de pimentão doce
2 folhas de louro
1 colher de sopa de sal
½ colher de chá de pimenta
¼ chávena de azeite
1 chávena de vinho branco

Para o arroz de miúdos:
Os miúdos do coelho: fígado, rins, coração e pulmões
1 chávena de arroz
½ cebola
1 dente de alho
1 fio de azeite
¼ colher de chá de cúrcuma
1 colher de sopa de coentros picados
Sal q.b.

Para a receita das ervilhas estufadas seguir este link ou procurar no arquivo.


onda-culinaria.blogspot.com

Numa tigela pequena misturar os ingredientes para a marinada. Colocar o coelho e os miúdos num recipiente e juntar a marinada envolvendo bem. Tapar e colocar no frigorífico cerca de 6 horas ou de um dia para o outro.
Pré-aquecer o forno a 160ºC. Cortar a cebola às rodelas e cobrir o fundo de um tabuleiro que possa ir ao forno. Retirar os miúdos da marinada e reservar. Dispor o coelho por cima da cebola, regar com a marinada e juntar a banha. Levar ao forno durante uma hora. Aumentar a temperatura para 190ºC e deixar mais 30 minutos. Introduzir as batatas junto do coelho e deixar assar mais 1½ horas virando o coelho e as batatas a cada meia hora. Se começar a secar, regar com vinho branco e se começar a tostar muito cedo, tapar com folha de alumínio.

onda-culinaria.blogspot.com

Arroz de miúdos
Picar a cebola e alho e refogar no azeite. Cortar os miúdos em pedaços pequenos e juntar ao refogado. Após 5 minutos juntar o arroz e cúrcuma, mexer e depois juntar 2 chávenas de água. Temperar com sal e deixar cozer. Quando acabar de cozer, retirar do lume, adicionar os coentros picados, mexer e está pronto a servir.

onda-culinaria.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário