Empadão de Bacalhau com Grelos e Camarão

onda-culinaria.blogspot.com


600g de bacalhau = 3 postas bacalhau
300g de camarão descascado
1 kg de batatas descascadas e cortadas em quartos
1 molho de grelos
Leite q.b
Azeite q.b.
4 colheres de sopa de manteiga (2+1+1)
6 dentes de alho picado (4+2)
¼ colher de chá de noz-moscada
¼ colher de chá de pimenta
¼ colher de chá de piripiri
2 colheres de sopa de farinha
2 gemas de ovo
Sal e pimenta a gosto

Cozer o bacalhau em leite. Escorrer e reservar o leite. Lascar o bacalhau descartando a pele e espinhas e reservar. Cozer as batatas em água e sal. Esmagá-las e juntar 2 colheres de sopa de manteiga, pimenta e noz-moscada. Adicionar o leite onde cozeu o bacalhau, em quantidade suficiente para fazer um puré aveludado. 
Colocar 4 alhos picados num tacho com um fio de azeite e 1 colher de sopa de manteiga. Quando estiver quente juntar o camarão e o piripiri e deixar cozinhar cerca de 2 minutos. Juntar o bacalhau lascado, mexer, retirar do fogão e reservar.
Cozer os grelos em água com sal, escorrer e picá-los grosseiramente. Numa frigideira colocar 2 dentes de alho picados com um fio de azeite e 1 colher de sopa de manteiga. Assim que começar a aquecer juntar 2 colheres de sopa de farinha e mexer. Juntar ½ chávena de leite e mexer até ficar cremoso. Adicionar os grelos e envolver bem.
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Untar com azeite uma forma com tamanho suficiente para caber tudo e espalhar metade do puré no fundo. Dispor os grelos por cima, seguido do bacalhau com camarão. Cobrir com restante puré. Misturar as gemas com 1 colher de sopa de leite e pincelar toda a superfície do puré. Levar ao forno cerca de 15 minutos até dourar.

Sem comentários:

Enviar um comentário